terça-feira, 4 de outubro de 2011

FIQUE DE OLHO! Conheça os Benefícios e os Malefícios do Sal

Usado para conservar alimentos no passado, o sal tornou-se um dos temperos mais populares do mundo. Que problema há nisso? Nenhum. Afinal, a substância é importante para o equilíbrio das nossas células e para a transmissão dos impulsos nervosos.

O erro está no consumo excessivo: quem abusa do mineral aumenta o risco de ter hipertensão, doenças cardiovasculares, derrame cerebral, osteoporose, câncer no estômago, catarata... Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha a ingestão máxima de 2 g de sódio por dia (ou uma colher de chá).

Mesmo quem não almoça ao lado do saleiro precisa ficar ligada, pois os alimentos industrializados são carregados de sódio. De acordo com estudos da Clínica Mayo, escola americana de educação e pesquisa, 77% do sódio que ingerimos vêm dos molhos, produtos em conserva e embutidos, só para citar os itens mais salgados. "Consumindo alimentos naturais, já suprimos a cota necessária de sal para manter o bom funcionamento do organismo", diz o cardiologista Celso Amodeo, do Hospital do Coração (SP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário